Posts Similares
As contradições políticas na Teoria Crítica de Adorno — Hans-Jürgen Krahl
Introdução Patrick Murray Quem foi Hans-Jürgen Krahl? Como indica o capítulo de abertura de seu livro, Konstitution und Klassenkampf [Constituição e Luta de Classes], ele foi um estudante do sudeste da Alemanha cuja vida coincidiu, em grande parte, com aquela de toda a Nova Esquerda alemã. Nascido em um contexto social retrógrado, quase feudal,…
Escolhas jamais serão fáceis — Felipe Taufer
1. No dia 08 de outubro de 2018, às 03 horas da manhã, o jornal O Estado de São Paulo publicava o editorial, que foi ao ar logo após a apuração do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com a seguinte manchete: “Uma escolha muito difícil”. O editorial levantava o mote de…
HOMENAGEM A LUCAS SOUZA – Mateus Castilha
Um crítico musical norte-americano, conhecido posteriormente como Amiri Baraka, escreveu certa vez sobre John Coltrane: “sua música é uma das razões pelas quais o suicídio parece uma coisa tão enfadonha”. [1] LeRoi Jones. Black Music. Nova York: William Morrow & Company, Inc, 1970, p. 64. Ele resenhava o disco “Live at Birdland”, entre cujas composições está…
O Fausto do século XX – Modesto Carone
À memória de Marilene Carone, tradutora de Freud Apesar do tamanho considerável, “O Castelo”, de Franz Kafka, chegou a nós como fragmento. As 495 páginas da edição crítica alemã terminam bruscamente no meio de uma frase. Saber por que isso acontece é um dos enigmas que se acrescentam aos da própria obra, sem dizer que…
A reunião das lives de Paulo Arantes
Esta publicação pretende dar notícia e documentar algumas dessas lives que nos são disponíveis na internet a fora.
100 Anos de Lênin: a Melancolia de uma Utopia – Leonardo Silvério
Nesses 100 anos da morte de Lênin que se completam em 21 de Janeiro de 2024, quais são as reflexões que nos tomam? Em que medida seu legado nos alcança e a que medidas ele ainda nos impele com sua atualidade? Qual é a circunstância da melancolia de esquerda neste quadro?