• MARIGHELLA: a memória de um Brasil que perdura — Jade Amorim
    Em cada morro uma história diferenteQue a política mata gente inocenteE quem era inocente hoje já virou bandidoPra poder comer um pedaço de pão todo fodido.Banditismo por pura maldadeBanditismo por necessidade Chico Science É espantosa (ou não) a maneira como o filme Marighella foi recepcionado pela crítica alemã, o que põe em xeque a falta…
  • Escolhas jamais serão fáceis — Felipe Taufer
    1. No dia 08 de outubro de 2018, às 03 horas da manhã, o jornal O Estado de São Paulo publicava o editorial, que foi ao ar logo após a apuração do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com a seguinte manchete: “Uma escolha muito difícil”. O editorial levantava o mote de…
  • A reabertura das escolas só confirma sua obsolescência — Nathalia Colli
    Não há nada para ser ensinado através das matérias fora aquilo que os alunos já recebem em casa. Não há nenhum plano de futuro para os adolescentes e para as crianças, nesse exato momento, a não ser saírem com vida ao lado dos seus. Através do ensino remoto, talvez as aulas ainda ganhem algum sentido…
  • Lei orçamentária de 2021 redesenha quadro da produção científica brasileira — Daniel Diogo
    Restrições orçamentárias comprometem a estrutura de funcionamento de universidades e agências de fomento à pesquisa O ano de 2020 ficará marcado em nossa história pela pandemia do coronavírus. Um vírus de alta complexidade com rápida dispersão e elevados índices de letalidade. A marcação temporal do ano de 2020 se dá dentro dos marcos da perplexidade…