• Um zero à esquerda – Mark Fisher
    Tenho sofrido de uma depressão intermitente desde que eu era adolescente. Alguns desses episódios têm sido altamente debilitantes – resultando em auto-mutilação, privação (onde eu poderia gastar meses a fim no meu próprio quarto, só saindo para dar as caras ou para comprar o mínimo de comida que eu estaria consumindo), e tempo perdido em…
  • “Um médico rural”, de Franz Kafka – trad. Éric G. Gaúna
    “Um médico rural” de Franz Kafka O conto Ein Landarzt, de Franz Kafka, foi escrito em 1917 e publicado pela primeira vez em 1919, ao lado de outros contos, dando também título a um dos poucos livros publicados em vida pelo autor. Aos leitores e leitoras que desejam ou precisam poupar tempo, pode-se simplesmente saltar…
  • Os bolcheviques e o Islã – Dave Crouch
    Face a uma possível catástrofe no Iraque, o establishment político cerrou fileiras ao Islã de bode expiatório. No dia dos bombardeamentos de Londres, em Julho de 2005, o secretário dos negócios estrangeiros de Blair, Jack Straw, definiu o tom para uma nova investida, descartando grosseiramente qualquer ligação com o Iraque. A solidariedade com os muçulmanos…
  • Narcisismo enquanto norma: deformação psíquica na sociedade capitalista tardia – Peter Samol
    Toda sociedade reproduz os pressupostos de sua existência nos indivíduos que pertencem a ela; indivíduos que, por sua vez, reproduzem a estrutura social na qual eles vivem através de suas atividades. Se a sociedade entra em uma crise, isso se refletirá na existência dos indivíduos. Cada vez menos há pessoas trabalhando sob as chamadas condições…
  • A Questão do Amor – Alain Badiou
    No presente filme de Willian Williamson, A Questão do Amor, o filósofo Alain Badiou, autor do livro “Elogio ao amor” resultado de uma entrevista com Nicolas Truong, nos chama a atenção para pensarmos os aspectos políticos e sociais do amor em um mundo marcado pela forma-mercadoria e consequentemente pelo individualismo, onde se é exigido o…