Posts Similares
Feixes de luz e a espera na mansidão – Leonardo Silvério
Ensaio presente no livreto sobre a exposição de fotografia “Luz do Fim”, sobre a obra de Ricardo Menezes, exposta entre Maio e Junho de 2025 na Livraria Trama, Porto-PT. “O observador sente a necessidade irresistível de procurar nessa imagem a pequena centelha do acaso, do aqui e agora, com a qual a realidade chamuscou a…
Afinal, o que é identitarismo? – resenha do livro de Douglas Barros
Publicado em novembro de 2024 pela editora Boitempo, O que é identitarismo?, de Douglas Barros, apresenta uma leitura conceitual daquilo que é chamado de “identitarismo”. Através do prisma da “identidade” e suas expressões na experiência histórica do modo de produção capitalista, há o enfoque em sua figura atual do neoliberalismo. O livro propõe uma revisão…
Um prólogo às “ideias fora do lugar” — Wesley Sousa
A ausência do rigor de análise deslinda à simples reprodução acadêmica (no sentido de ausentar-se da crítica aos problemas que o capitalismo engendra e repõe), bem como a forma diletante da pesquisa social que preserva o mais do mesmo, cada vez mais se agudiza no abismo entre a crítica teórica e a dimensão prática da…
Notícia da atual literatura brasileira – Instinto de nacionalidade – Machado de Assis
Texto-Fonte:Obra Completa de Machado de Assis,Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. III, 1994.Publicado originalmente em O Novo Mundo, 24/03/1873. Os textos em destaque foram feitos por nós da Revista Zero à Esquerda. Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento…
Apocalipse e História: a Filosofia da História revisitada – J Francisco Saraiva de Sousa
A imagem de capa corresponde à uma fotografia de uma demolição próxima a Sé do Porto em Portugal. “A ‘vocação’ do século XIX para o estudo da história e para a absoluta necessidade vital desse estudo tem o seu ano de nascimento na revolução francesa. A “história” é experimentada desde então como crise em permanência ou como…
O PROBLEMA DA FILOSOFIA NO BRASIL – Bento Prado Jr.
I Falar sobre a filosofia no Brasil1 é tarefa particularmente embaraçosa. Poderíamos definir esta dificuldade em termos aristotélicos: como saber o que é uma coisa, se não sabermos ao certo se ela é? A esta dificuldade fundamental soma-se outra, mais geral, relativa ao próprio sentido da noção de filosofia nacional: não está, nesta noção, essencialmente,…


