Posts Similares
Lei orçamentária de 2021 redesenha quadro da produção científica brasileira — Daniel Diogo
Restrições orçamentárias comprometem a estrutura de funcionamento de universidades e agências de fomento à pesquisa O ano de 2020 ficará marcado em nossa história pela pandemia do coronavírus. Um vírus de alta complexidade com rápida dispersão e elevados índices de letalidade. A marcação temporal do ano de 2020 se dá dentro dos marcos da perplexidade…
A Questão do Amor – Alain Badiou
No presente filme de Willian Williamson, A Questão do Amor, o filósofo Alain Badiou, autor do livro “Elogio ao amor” resultado de uma entrevista com Nicolas Truong, nos chama a atenção para pensarmos os aspectos políticos e sociais do amor em um mundo marcado pela forma-mercadoria e consequentemente pelo individualismo, onde se é exigido o…
A esquerda tem que dizer menos às periferias…e fazer mais
No já distante ano de 2009, quando eu era delegado de base do DCE da UNESP, escrevi na lousa de uma das salas de nossa ocupação, não sem certo sarcasmo: “Os marxistas já interpretaram o mundo de mil maneiras, o que importa, contudo, é mudá-lo”. A provocação se dirigia ao grosso dos militantes e professores…
O PROBLEMA DA FILOSOFIA NO BRASIL – Bento Prado Jr.
I Falar sobre a filosofia no Brasil1 é tarefa particularmente embaraçosa. Poderíamos definir esta dificuldade em termos aristotélicos: como saber o que é uma coisa, se não sabermos ao certo se ela é? A esta dificuldade fundamental soma-se outra, mais geral, relativa ao próprio sentido da noção de filosofia nacional: não está, nesta noção, essencialmente,…
CHAMADA: DOSSIÊ #64
PEQUENA MEMÓRIA PARA UM TEMPO SEM MEMÓRIA A Revista Zero à Esquerda abre a chamada de artigos, ensaios, produções literárias, resenhas e notas para o dossiê 64# “Pequena memória para um tempo sem memória”.Na contramão da tradição de esquecer o passado propagada pelas instituições deste país, entendemos que se faz necessário e urgente trazer a…
Testemunhar o fim da história: notas à autobiografia de Lea Ypi. — Nathalia Colli
“(…) para nossos propósitos, pouco importa que pensamentos estranhos ocorram para as pessoas na Albânia ou em Burkina Faso, pois estamos interessados no que poderíamos, em certo sentido, chamar de herança ideológica comum da humanidade” The End of History? Francis Fukuyama. Em sua análise da obra Minha vida de Menina,[1]Schwarz, Roberto. Outra Capitu. In…


