
Posts Similares

Um Caleidoscópio sobre Kafka: do centenário de sua morte – Leonardo Silvério
Ao longo deste século de Kafka , pudemos conhecer diversas de suas facetas: todas como momentos de verdade sobre o autor, mas nenhuma delas capaz de encerrá-lo – o que nos evidencia sua capacidade em continuar a nos provocar questões que continuam a nos impelir a tentar respondê-las. Como diz Benjamin: “a única correlação racional entre criador e obra está no testemunho que esta presta sobre o criador”.

As litanias de Satã contra o Capital — Eduardo Galeno
“De toda a política, só compreendo uma coisa: a revolta” — Gustave Flaubert I. Em um sentido, Baudelaire, depois de 200 anos de seu nascimento, permanece tão atual como foi nos anos de 1850 e 1860. As marcas deixadas por seu magnus Les fleurs du mal (1857) continuam sendo, na história da modernidade, uma…

A modulação da subjetividade – Wesley Sousa
A notícia divulgada pelo jornal britânico The Guardian, sobre a “descoberta” de que a Geração Z, principalmente homens jovens, está cheia de conservadores (01 de fev. de 2024), como se fosse alguma surpresa, levanta um ponto interessante sobre a interpelação da ideologia na modulação da subjetividade contemporânea1. Antes de adentrar ao conteúdo mais conceitual e…

A Ilha Aprazível – Éric G. Gaúna
Em uma sala de aula subterrânea, um professor, a algumas décadas de distância no futuro, leciona em inglês para seus pequenos aprendizes. Traduzo o episódio apenas para a comodidade de leitores e leitoras brasileiros atuais. Este narrador deve desculpar-se igualmente pela intraduzibilidade das mais sutis nuances, e dada a distância contextual deste documento, que assim…

Escolhas jamais serão fáceis — Felipe Taufer
1. No dia 08 de outubro de 2018, às 03 horas da manhã, o jornal O Estado de São Paulo publicava o editorial, que foi ao ar logo após a apuração do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com a seguinte manchete: “Uma escolha muito difícil”. O editorial levantava o mote de…

Guy Debord – por Giorgio Agamben
[Tradução do espanhol a partir do site “Artillería inmanente” – disponível em: https://artilleriainmanente.noblogs.org/?p=3320] Giorgio Agamben publicou em 2025 Amicizie1, um breve livro no qual ele evoca, através de 17 retratos breves, a recordação de amigos que deixaram uma marca inesquecível em sua vida e em sua pessoa. Figuram entre os retratados Italo Calvino, Elsa Morante,…