Manifestante carrega a bandeira dos Estados Unidos virada para baixo nas manifestações
contra o assassinato de George Floyd.

“Eu penso que nós estamos testemunhando a América como um experimento social que fracassou”, disse West. “O que eu quero dizer com isso é que, as pessoas negras têm  visto por quase 200 e tantos anos o fracasso americano, sua economia capitalista não pode gerar e prover de modo com que as pessoas possam viver vidas decentes. O estado-nação, seu sistema de justiça criminal e seu sistema legal não podem proteger os direitos e liberdades”


E agora com nossa cultura dirigida pelo mercado, qualquer um está à venda, tudo está à venda, você não pode prover o tipo de alimento que é de fato real para o espírito, para o sentido, para o propósito. Então, com essa tempestade perfeita, todos esses múltiplos fracassos em diferentes níveis do império americano, e Martin Luther King já nos falou sobre isso…

O sistema não pode ser reformado. Nós temos tentado colocar faces negras em altos cargos. Muito frequentemente nossos políticos negros, professores, classe média, tornaram-se muito acomodados à economia capitalista, muito acomodados com o estado-nação militarizado, muito acomodado com a cultura de celebridades dirigidas pelo mercado, status, poder, fama, toda essa superficialidade que não significa muito para muitos de nossos caros cidadãos.

E o que acontece é que nós temos um gangster fascista na Casa Branca que não liga para nada. Há um braço neoliberal do Partido Democrata que está agora na direção com o colapso do irmão Bernie e eles não sabem o que fazer, porque tudo o que eles querem é que se mostrem mais caras negras – mostrar mais caras negras. Mas frequentemente essas caras negras estão perdendo legitimidade também, pois o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras importam) emergiu sob um presidente negro, um procurador geral negro e uma secretária segurança interna negra, e eles não puderam prover nada.

Então quando você fala sobre as massas de pessoas negras, o precioso pobre e a classe trabalhadora negra, marrom, vermelha, amarela,seja lá que cor, eles são deixados de fora e se sentem completamente sem poder, impotentes, sem nenhuma ajuda, sem esperança, o que você tem é a rebelião.

Nós chegamos a um ponto agora de se escolher entre uma revolução não violenta – e por revolução, o que quero dizer é a partilha democrática do poder, recursos, saúde e respeito. Se nós não tivermos esse tipo de partilha, você só vai ter mais explosões violentas. Agora a coisa triste é que no movimento neofascista na Casa Branca, você tem alguns irmãos e irmãs neofascistas que estão por aí já armados. Eles se mostraram na capital dos EUA e eles não foram presos,eles não foram derrubados. O presidente os elogia. Entende o que quero dizer?

A supremacia branca vai estar ao redor por um longo, longo tempo, não se surpreenda quando isso acontecer de novo. Tente de novo, falhe de novo, falhe melhor. Essa é a linha do blues de nossos irmãos irlandeses. Mas a questão é que nós devemos lutar. Mesmo no momento em que temos um experimento social fracassado, nós devemos lutar. Nós devemos fazer uma coalizão antifascista contra o Partido Republicano na Casa Branca. Nós temos que dizer a verdade sobre a atividade covarde de Milquetoast¹, sempre vista e nós sempre a vimos no braço neoliberal do Partido Democrata.



1. Caspar Milquetoast é um personagem de quadrinhos criado por HT Webster para sua série de desenho animado The Timid Soul . Devido à popularidade do caráter de Webster, o termo milquetoast passou a ser usado em geral no inglês americano para significar “fraco e ineficaz”. Quando o termo é usado para descrever uma pessoa, normalmente indica alguém de natureza extraordinariamente mansa , branda, suave ou submissa, que é facilmente ignorada, descartada e que também pode parecer excessivamente sensível, tímida, indecisa ou covarde. Milquetoast aparece na maioria dos dicionários de inglês americano, mas não em muitos outros dicionários de inglês. Fonte:  Wikipedia


Autor: Cornel West

Publicado em:
29 de maio de 2020

Original


Tradução: Felipe Aiello


Revisão: Jade Amorim

Similar Posts