
Posts Similares

O Fausto do século XX – Modesto Carone
À memória de Marilene Carone, tradutora de Freud Apesar do tamanho considerável, “O Castelo”, de Franz Kafka, chegou a nós como fragmento. As 495 páginas da edição crítica alemã terminam bruscamente no meio de uma frase. Saber por que isso acontece é um dos enigmas que se acrescentam aos da própria obra, sem dizer que…

O dorso do “tigrinho”: uma gamificação da vida – Victor Hugo Amaro
Entretanto, como todo bom relógio parado que acerta de vez em quando, talvez ele tenha perdido a mão no seu alvo: provavelmente, nós já estejamos na era do videogame.

As contradições políticas na Teoria Crítica de Adorno — Hans-Jürgen Krahl
Introdução Patrick Murray Quem foi Hans-Jürgen Krahl? Como indica o capítulo de abertura de seu livro, Konstitution und Klassenkampf [Constituição e Luta de Classes], ele foi um estudante do sudeste da Alemanha cuja vida coincidiu, em grande parte, com aquela de toda a Nova Esquerda alemã. Nascido em um contexto social retrógrado, quase feudal,…

A Ilha Aprazível – Éric G. Gaúna
Em uma sala de aula subterrânea, um professor, a algumas décadas de distância no futuro, leciona em inglês para seus pequenos aprendizes. Traduzo o episódio apenas para a comodidade de leitores e leitoras brasileiros atuais. Este narrador deve desculpar-se igualmente pela intraduzibilidade das mais sutis nuances, e dada a distância contextual deste documento, que assim…

ATA DA REUNIÃO REALIZADA NO DIA 22/07, ONDE ESTIVERAM PRESENTES OS AUTONOMISTAS E A POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Charlie Brown Neto
Resposta ao texto “Ação direta: agitação performática ou tática revolucionária?”, de Matheus Miranda, publicado no LavraPalavra no dia 16 de julho. Tenho um lado irônico. Tenho um lado insuportável. Tenho um lado amável. E cada um tem o meu lado que merece. – … because something is happening here but you don’t know what it…

Entrevista: O Grau Zero da Filosofia – Paulo Arantes
Em entrevista a República em 1998, Arantes fala sobre o papel da esquerda na política brasileira e sobre as virtudes de uma espécie de ética do pessimismo.