Sinopse:
“Quando você pensa algo, tem que ir até o fim”.
Vídeo original: https://www.youtube.com/watch?v=KxAR9mooOog
Tradução: João Nachtigall [CTP].

Sinopse:
“Quando você pensa algo, tem que ir até o fim”.
Vídeo original: https://www.youtube.com/watch?v=KxAR9mooOog
Tradução: João Nachtigall [CTP].

A explicação mais comum para o “milagre chinês” das últimas décadas enfatiza a abertura econômica conduzida pelo Estado como a chave para que o país se tornasse uma potência industrial mundial. Isabella M. Weber radicaliza essa interpretação, abordando uma dimensão dificilmente reconhecida quando se trata da história do “socialismo real”: seu argumento é que o…
Por Gabriel Rockhill “Os E-U-A se estabeleceram como o inimigo mortal de todos os governos populares, de todas as mobilizações socialistas-científicas da consciência, de toda atividade anti-imperialista no planeta. ” -George Jackson Um dos mitos fundadores do mundo contemporâneo europeu ocidental e estadunidense é que o fascismo foi derrotado na Segunda Guerra pelas democracias liberais e, particularmente, pelos Estados Unidos….
Alain Badiou analisa neste ensaio a filosofia francesa contemporânea, buscando encontrar quais eram os traços peculiares e especiais deste momento da História da Filosofia que vai de Sartre até os últimos escritos de Deleuze.
Badiou elenca 6 elementos que, para ele, definiram tal “aventura filosófica”: instaurar uma nova relação entre conceito e existência; inscrever a filosofia na modernidade e levá-la para fora da academia, pondo-a em circulação no cotidiano; abandonar a oposição entre filosofia do conhecimento e da ação; inventar o que Badiou chama de “filosofia militante”; engajar-se num diálogo com a psicanálise; reinventar a figura do filósofo-escritor.
Em parceria com o LavraPalavra, publicamos hoje a tradução de um texto enviado por Alain Badiou quando da realização de evento – em que não pôde estar presente – na França, onde se discutiu a atual conjuntura. Por Alain Badiou O que eu gostaria de ter falado esta noite, mas não pude em razão de…
1: O novo mestre obsceno O espaço público obsceno que está emergindo hoje muda a forma com que a oposição entre as aparências e os boatos funcionam. Não é que as aparências não possuam mais importância quando a obscenidade reina diretamente; é que, na verdade, espalhar boatos obscenos e agir de forma obscena sustenta, paradoxalmente,…
Manifestante carrega a bandeira dos Estados Unidos virada para baixo nas manifestaçõescontra o assassinato de George Floyd. “Eu penso que nós estamos testemunhando a América como um experimento social que fracassou”, disse West. “O que eu quero dizer com isso é que, as pessoas negras têm visto por quase 200 e tantos anos o fracasso…